Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

BC inicia projeto para criar o ‘real digital’

26 de Maio de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo e Redação
Moeda virtual terá como lastro o próprio real.
Moeda virtual terá como lastro o próprio real. (Crédito: MARCOS SANTOS / USP IMAGENS)

O Banco Central divulgou na segunda-feira as diretrizes gerais para o lançamento nos próximos anos do “real digital”, uma moeda virtual que promete baratear operações de pagamento e ampliar as possibilidades de transações, inclusive no varejo. O BC planeja ouvir sugestões da sociedade nos próximos meses e lançar a nova moeda em dois ou três anos.

O “real digital” surge como uma espécie de concorrente para as criptomoedas, como o bitcoin. A diferença é que ele será uma divisa com lastro na própria moeda -- ou seja, o real --, enquanto o bitcoin não possui nenhum lastro.

Outra diferença é que o “real digital” estará sempre dentro de um banco e as transações financeiras ocorrerão por intermédio do sistema bancário. Não será possível fazer transferências e pagamentos diretamente entre duas pessoas, sem passar pelo sistema bancário, como ocorre hoje com criptomoedas. Com isso, o BC busca reduzir as chances de o “real digital” ser utilizado em atividades criminosas, como lavagem de dinheiro e remessas ilegais.

Segundo o coordenador dos trabalhos sobre a moeda digital do Banco Central, Fabio Araujo, o “real digital” será emitido pelo próprio BC. “A custódia da moeda digital ficaria com os agentes do sistema financeiro, mas essa moeda seria garantida pelo BC”, disse.

O BC divulgou as diretrizes gerais para a moeda e indicou que pretende discutir a questão com a sociedade nos próximos meses, por meio de seminários. (Estadão Conteúdo e Redação)