Buscar no Cruzeiro

Buscar

INSS

Servidores terão tempo maior para prova de vida

25 de Maio de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). (Crédito: Arquivo Agência Brasil )

Enquanto aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm de voltar a fazer a chamada “prova de vida” neste mês, mesmo em meio à pandemia de Covid-19, os servidores públicos aposentados ganharam mais prazo.

Desde março do ano passado, tanto os aposentados e pensionistas do INSS quanto os segurados do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) -- do funcionalismo público federal -- estavam dispensados de realizar a prova de vida anual no mês de aniversário. Embora o sistema de prova de vida tenha permanecido aberto, o governo não bloqueou os pagamentos de quem não realizou o processo.

No último dia 13 de maio, porém, o INSS avisou que retomará o bloqueio de benefícios de aposentados e pensionistas que não fizeram a prova de vida. Para os servidores, no entanto, a regra será mais flexível. A prova de vida dos servidores públicos federais aposentados, pensionistas e anistiados seguirá suspensa até o dia 31 de junho.

A prova de vida para os aposentados do INSS pode ser feita pela internet, pelos aplicativos Meu INSS e Meu gov.br e no banco em que a pessoa recebe o benefício. Para os beneficiários do INSS, o novo calendário estabelece que aqueles que tinham previsão de fazer a prova de vida em fevereiro do ano passado precisam realizar a prova de vida até o próximo dia 31 de maio. Aqueles com calendário inicial previsto para março e abril de 2020 têm até junho para fazer a prova.

Segundo o INSS, 160 mil aposentados e pensionistas que deveriam ter feito o processo em fevereiro do ano passado precisam realizar a prova de vida até o dia 31 de maio para poder receber o benefício no próximo mês. (Estadão Conteúdo)