Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Google deixa Android mais ‘inteligente’

O cardápio do Google I/O, que aconteceu totalmente on-line, foi cheio e passou por temas como o novo Android 12

18 de Maio de 2021 às 22:39
Cruzeiro do Sul [email protected]
Há mudanças na interface, com cores personalizáveis.
Há mudanças na interface, com cores personalizáveis. (Crédito: DIVULGAÇÃO / GOOGLE)

Após ser cancelado em 2020 por causa da pandemia, o principal evento de desenvolvedores do Google voltou com força total neste ano. O cardápio do Google I/O, que aconteceu totalmente on-line, foi cheio e passou por temas como o novo Android 12. Também levantou tópicos altamente tecnológicos, como chips específicos para inteligência artificial (IA) e novos modelos de linguagens de IA.

O Android 12, nova versão do principal sistema operacional do Google, é considerado pela empresa o mais ambicioso em anos. Isso ocorre por causa de uma mudança no visual no sistema. A paleta de cores agora é personalizável de acordo com a imagem de plano de fundo do usuário, com tons de azul, verde, rosa, amarelo e lilás. A adaptação das cores será feita por um sistema inteligente que analisa a imagem e descobre quais são os tons predominantes da foto, fazendo a personalização na tela.

A modificação da navegação do sistema operacional foi possível graças à redução de tempo de CPU, a “energia” gasta para rodar aplicativos. Com cerca de 22% a menos de uso, a CPU comporta movimentos suaves de rolagem em notificações e troca de tela. A intenção é que essas transições fiquem também alinhadas com a nova proposta de design do Google. A versão de testes do Android 12 está disponível desde ontem para telefones Samsung e Xiaomi. (Estadão Conteúdo)