Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Governo vai retomar obras de Angra 3

15 de Maio de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Construção parou em 2015.
Construção parou em 2015. (Crédito: VANDERLEI ALMEIDA / ARQUIVO AFP (29/7/2015))

O governo federal vai retomar na próxima semana o processo de construção da usina nuclear Angra 3, no litoral fluminense, com a abertura das propostas das empresas interessadas em participar da obra. No total, 18 grupos compraram o edital e visitaram o local onde serão construídos os dois prédios da unidade -- um para abrigar o reator (cúpula) e um segundo de uso auxiliar. Os investimentos totais devem chegar a R$ 15 bilhões.

A previsão é que as obras sejam iniciadas em junho, divididas em duas fases. A primeira deve ir até 2023 e a segunda fase, com a instalação do reator, até 2026. O governo decidiu antecipar a compra de alguns componentes que têm longo prazo de fornecimento, como um simulador que vai possibilitar o licenciamento dos operadores da usina. “Angra 3 vai ter uma instrumentação e um controle digital, diferente do de Angra 2. Você precisa ter um simulador para formar os operadores, qualificar e licenciar”, afirmou o presidente da Eletronuclear, Leonam Guimarães.

Angra 3 é o maior empreendimento previsto para o Brasil neste ano. Desde sua primeira tentativa de retomada, em 2010 -- suspensa em 2015 pelos desdobramentos da Operação Lava Jato -, reabriu a discussão sobre a necessidade de se expandir a geração nuclear no País. (Estadão Conteúdo)