Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Vendas do varejo caem 0,6% em março

08 de Maio de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo e Redação
Segmento de supermercados manteve faturamento no mês.
Segmento de supermercados manteve faturamento no mês. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (9/4/2021))

As vendas do comércio varejista caíram 0,6% em março ante fevereiro, na série com ajuste sazonal, informou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com março de 2020, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 2,4% em março de 2021.

As vendas do varejo restrito acumularam recuo de 0,6% no ano e alta de 0,7% em 12 meses. Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 5,3% em março ante fevereiro, na série com ajuste sazonal.

Na comparação com março de 2020, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 10,1% em março de 2021. As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 1,4% no ano e redução de 1,1% em 12 meses.

As medidas restritivas necessárias para o combate à disseminação do novo coronavírus prejudicaram de forma generalizada os segmentos varejistas em março, com exceção do setor de supermercados, avaliou Cristiano Santos, gerente da Pesquisa Mensal de Comércio no IBGE.

“Houve restrições na maioria dos Estados mais populosos do Brasil”, apontou Santos, acrescentando que houve fechamento de escolas e antecipação de feriados.

Volume

“Os supermercados não perdiam muito em receita, perdiam em volume, com a inflação”, lembrou o gerente do IBGE. O segmento de supermercados responde por mais de 50% do volume vendido no varejo e vinha sendo prejudicado pela inflação de alimentos em patamar elevado, mas houve trégua em março.

O setor supermercadista também foi impulsionado por uma migração de consumo das famílias, que deixaram de gastar em setores fechados pelas medidas restritivas para consumir itens vendidos pelos hipermercados, atividade essencial que permaneceu aberta, apontou Santos. (Estadão Conteúdo e Redação)