Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Arábia Saudita suspende compras de frigoríficos

08 de Maio de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo e Redação
Decisão abrange 11 unidades e motivo não foi informado.
Decisão abrange 11 unidades e motivo não foi informado. (Crédito: DIVULGAÇÃO / ARQUIVO AGÊNCIA BRASIL)

A Arábia Saudita anunciou a suspensão de importações de carnes de aves e produtos derivados de sete unidades da JBS e outros quatro frigoríficos brasileiros. De acordo com comunicado publicado no site oficial da Saudi Food & Drug Authority (SFDA), a agência governamental que regula alimentos e medicamentos no país, as restrições começarão a valer a partir do dia 23 deste mês. O motivo não foi informado.

A JBS afirmou em nota que procurou a Saudi Food and Drug Authority (SFDA), autoridade sanitária do governo da Arábia Saudita, para dialogar e entender as motivações para o bloqueio das exportações de carne de frango para o país. “A produção antes destinada à Arábia Saudita já foi redirecionada para outros mercados”, segundo a empresa.

As outras proibições são referentes à importação de produtos de três fábricas da Vibra Agroindustrial S/A e uma da companhia Agroaraçá Alimentos.

O Ministério da Agricultura e o Ministério das Relações Exteriores afirmam que receberam com “surpresa e consternação” a decisão da Arábia Saudita e que não houve nenhum contato prévio das autoridades sauditas.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que vai atuar para o restabelecimento das habilitações no menor prazo possível. (Estadão Conteúdo e Redação)