Economia
Arábia Saudita suspende compras de frigoríficos
A Arábia Saudita anunciou a suspensão de importações de carnes de aves e produtos derivados de sete unidades da JBS e outros quatro frigoríficos brasileiros. De acordo com comunicado publicado no site oficial da Saudi Food & Drug Authority (SFDA), a agência governamental que regula alimentos e medicamentos no país, as restrições começarão a valer a partir do dia 23 deste mês. O motivo não foi informado.
A JBS afirmou em nota que procurou a Saudi Food and Drug Authority (SFDA), autoridade sanitária do governo da Arábia Saudita, para dialogar e entender as motivações para o bloqueio das exportações de carne de frango para o país. “A produção antes destinada à Arábia Saudita já foi redirecionada para outros mercados”, segundo a empresa.
As outras proibições são referentes à importação de produtos de três fábricas da Vibra Agroindustrial S/A e uma da companhia Agroaraçá Alimentos.
O Ministério da Agricultura e o Ministério das Relações Exteriores afirmam que receberam com “surpresa e consternação” a decisão da Arábia Saudita e que não houve nenhum contato prévio das autoridades sauditas.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que vai atuar para o restabelecimento das habilitações no menor prazo possível. (Estadão Conteúdo e Redação)