Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Produção industrial cai 2,4% em março

06 de Maio de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Produção industrial.
Produção industrial. (Crédito: Divulgação GM)

A produção industrial caiu 2,4% em março ante fevereiro, na série com ajuste sazonal, divulgou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a março de 2020, a produção subiu 10,5%. Em 12 meses, a produção acumula queda de 3,1%, segundo o IBGE. O setor acumula uma perda de 3,4% em dois meses de recuos consecutivos.

O recuo de 2,4% na produção industrial em março ante fevereiro foi resultado de perdas em 15 dos 26 ramos pesquisados pelo IBGE. Entre as atividades, o destaque foi o tombo de 8,4% registrado pelo setor de veículos automotores, reboques e carrocerias, terceiro resultado negativo consecutivo, período em que acumulou uma perda de 15,8%.

O agravamento da pandemia de Covid-19 no País afetou o desempenho da indústria na passagem de fevereiro para março. “Tem relação direta com esse início de 2021 com menor ritmo da produção, tem uma associação bem clara com o recrudescimento da pandemia e todos os efeitos que isso traz para dentro do processo produtivo: maior restrição da mobilidade, maiores exigências sanitárias, falta de matérias-primas, desorganização da produção”, enumerou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

“A piora do quadro sanitário do País e a ausência de medidas emergenciais no primeiro trimestre de 2021 fizeram com que a indústria pisasse no freio”, informou o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), em nota. “Com isso, ficou comprometido tudo aquilo que vinha sendo conquistado em termos de retomada da produção”, completou. (Estadão Conteúdo)