Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Preços de produtos do agro sobem no 1º trimestre

30 de Abril de 2021 às 00:01
Agência Brasil
Soja deve atingir recorde de exportações, com 85,6 milhões de toneladas.
Soja deve atingir recorde de exportações, com 85,6 milhões de toneladas. (Crédito: Aldo V. Silva / Arquivo JCS (20/2/2014))

Os 15 principais produtos agropecuários brasileiros tiveram alta de preços no primeiro trimestre de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado. A análise faz parte da nota de conjuntura Mercados e Preços Agropecuários, divulgada ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

As maiores valorizações foram na soja (94,2%), no algodão (66,3%), no milho (61,7%), no boi gordo (52,4%) e no trigo (51%).

Na demanda externa, a pesquisa revela que continuaram altos os volumes exportados para a China e outros países asiáticos. Já na demanda interna, a redução do funcionamento dos bares e restaurantes, além dos possíveis impactos do agravamento da pandemia sobre a renda das famílias, contribuíram para a queda de preços domésticos do arroz, leite, de hortifrutícolas e de carnes suínas e de frango.

Principal produto do agronegócio brasileiro, a soja deve atingir, em 2021, o recorde de exportações da série histórica, com 85,6 milhões de toneladas, o que representa 50% das vendas mundiais do grão. (Agência Brasil e Redação)