Buscar no Cruzeiro

Buscar

Clima

Possibilidade de ventos fortes, de até 100 km/h, segue até amanhã

Defesa Civil de São Paulo alerta para perigo de queda de árvores, destelhamentos e desabamento de estruturas

06 de Agosto de 2026 às 22:26
Estadão Conteúdo [email protected]
Rajadas de vento estão previstas para o sul do País e o Estado de São Paulo, com grande risco de danos
Rajadas de vento estão previstas para o sul do País e o Estado de São Paulo, com grande risco de danos (Crédito: Caio César / Cruzeiro FM 92,3 )

A expectativa de ventos de até 100 km/h segue até hoje (7) e amanhã (8) em razão da chegada de um ciclone-bomba, que deve trazer efeitos mais fortes ao Sul do País e também coloca o Estado de São Paulo, na região Sudeste, em alerta. O governo de São Paulo instalou ontem (6) um gabinete de crise, informou a Defesa Civil do Estado.

Segundo o órgão estadual, a previsão é de alerta amarelo, com as rajadas se deslocando gradualmente para o Rio de Janeiro. A Defesa Civil alerta para o risco de queda de árvores, destelhamento, queda de energia, queda de placas e outdoors, desabamento de estruturas, dificuldades de tráfego, impactos em aeroportos e agitação no mar.

O órgão disparou um aviso para celulares na tarde de quarta-feira (5), destacando as condições para fortes rajadas de vento entre ontem e amanhça e recomendando que a população não se exponha ao risco.

Em nota, a Enel Distribuição São Paulo disse que acionou seu plano de contingência para eventos climáticos devido à possibilidade de ventos fortes.

A companhia deve reforçar as equipes operacionais e os canais de atendimento ao cliente no caso de ocorrências que possam afetar o fornecimento de energia nos 24 municípios atendidos pela empresa, incluindo a capital.

Além disso, a distribuidora disse que participa ativamente do gabinete de crise e recomenda aos clientes: não se aproximar de cabos partidos; não tocar em objetos metálicos como semáforos, postes de iluminação pública, pontos de ônibus, portões e grades, especialmente em áreas alagadas; retirar os equipamentos da tomada e manter fora do alcance da água; buscar abrigo em locais seguros e afastados de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores e fiações elétricas; e evitar permanecer em áreas arborizadas durante a tempestade, pois há risco de queda de árvores.

Na terça-feira (4), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia emitido um alerta laranja de perigo para fortes ventos, de 60 km/h até 100 km/h, para hoje na Grande São Paulo e na faixa litorânea sul do Estado.

Ao todo, o Inmet informou que 45 municípios paulistas devem ser afetados, entre eles Guarujá, São Sebastião, Praia Grande, São Paulo, Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo. Existe o risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações.

"Não descartamos a possibilidade de ventos intensos conforme na semana passada. Mesmo que seja um fenômeno diferente do anterior. Esse é um intenso ciclone extratropical de baixa pressão", explica Taís Cortez, meteorologista do Inmet.

Baixa pressão

Conhecido como ciclogênese explosiva ou ciclone-bomba, o fenômeno ocorre quando um sistema de baixa pressão se intensifica rapidamente em um curto período de tempo, se transformando em um intenso ciclone extratropical, informa o Inmet. É um fenômeno diferente do que ocorreu na semana passada, causado por um "cavado" próximo ao litoral paulista, associado a um escoamento de oeste.

O cavado é uma região também de baixa pressão atmosférica, associada a chuvas. Já o escoamento de oeste é uma corrente de ventos que, ao se associar ao padrão de circulação ciclônica de um cavado em superfície, gera instabilidade na atmosfera e favorece ventos intensos.

Outro alerta amarelo de vendaval emitido pelo Inmet para hoje contempla São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, sul do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. (Estadão Conteúdo)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos