Transportes
Compra e venda de carros usados poderão ser feitas por aplicativo
Digitalização deve reduzir burocracia e necessidade de ir a cartórios
O ministro dos Transportes, George Santoro, afirmou que a compra e venda de carros usados poderão ser feitas por meio do aplicativo da “CNH do Brasil”, para que se reduza a burocracia no processo e possa se retirar a necessidade de “ir até cartórios para resolver todo o processo”.
“A nossa intenção é poder fazer a compra e venda de veículos usados diretamente no aplicativo, sem precisar ter que levar o carro numa vistoria, fazer todo o processo burocrático, ter que ir ao cartório, o que hoje é uma epopeia”, disse.
Atualmente, o processo de transferência ainda envolve etapas presenciais, autenticações, vistoria e procedimentos que variam conforme o Estado.
Segundo Santoro, o projeto está em fase final de desenvolvimento e deverá ser submetido a consultas antes de sua implementação definitiva. A proposta prevê a digitalização integral das etapas de transferência de propriedade de veículos usados, concentrando os procedimentos no aplicativo. O ministro destacou que a medida poderá impactar um mercado que movimenta mais de 10 milhões de transações de compra e venda de veículos usados por ano no País.
De acordo com o ministro, o objetivo é utilizar tecnologia e padronização nacional para tornar o processo mais simples, rápido e seguro. “O governo vai colocar mais um serviço usando tecnologia, solução e padronização no País inteiro”, disse. (Da Redação, com informações de Estadão Conteúdo)