Buscar no Cruzeiro

Buscar

Epidemia

Dourados decreta calamidade por chikungunya

22 de Abril de 2026 às 21:40
Cruzeiro do Sul [email protected]
Município vive situação emergencial
Município vive situação emergencial (Crédito: EDJALMA BORGES / MINISTÉRIO DA SAÚDE)

O avanço da epidemia de chikungunya no município de Dourados, no Mato Grosso do Sul, fez a prefeitura decretar situação de calamidade em saúde pública. Os casos, antes concentrados na Reserva Indígena de Dourados, são agora registrados também nos bairros da cidade.

Em 20 de março, o prefeito Marçal Filho já havia editado decreto declarando situação de emergência em saúde pública no município. Uma semana depois, ele editou outro decreto, declarando situação de emergência em defesa civil nas áreas afetadas por casos de chikungunya.

São 6.186 casos prováveis no município, além de uma taxa de positividade para a doença de 64,9%. A previsão é que a campanha de vacinação contra o chikungunya em Dourados comece na próxima segunda-feira (27).

Regras definidas pelo Ministério da Saúde preveem que apenas pessoas com mais de 18 anos e menos de 60 anos podem receber a vacina. (Agência Brasil)