Buscar no Cruzeiro

Buscar

Transtorno

Voos são suspensos em dois aeroportos após pane técnica

Houve suspeita de incêndio no centro de controle aéreo do Sudeste

09 de Abril de 2026 às 22:08
Cruzeiro do Sul [email protected]
Passageiros esperaram no saguão, em Congonhas
Passageiros esperaram no saguão, em Congonhas (Crédito: TABA BENEDICTO / ESTADÃO CONTEÚDO (9/4/2026))

Uma pane técnica no centro de controle do espaço aéreo de São Paulo suspendeu a operação no aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, e no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na manhã de ontem (9).

Um suspeita de incêndio ocorreu no centro regional de controle do espaço aéreo sudeste, que fica em Congonhas. Os dois aeroportos estão entre os cinco maiores aeroportos do País.

A administradora do Aeroporto de Congonhas, a Aena, informou que os pousos e decolagens foram suspensos das 8h58 às 10h09. Com a interrupção dos voos, houve um efeito cascata nos demais aeroportos do Brasil.

A Azul comunicou que teve 12 cancelamentos e 6 voos alternados em razão do fechamento do espaço aéreo de São Paulo. Segundo a companhia, foram afetadas as suas operações de pouso e decolagem nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos, em Campinas, o principal hub para a aérea.

O prédio do centro regional de controle do espaço aéreo chegou a ser evacuado por causa de uma suspeita de incêndio e vazamento de gás, segundo informado por Tiago Faierstein, diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Em meio à pane em Congonhas o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) festejava os 90 anos do aeroporto — a serem completados no próximo domingo (12) —, e o financiamento de R$ 2 bilhões aprovados pelo banco para a administradora Aena, destinados a obras de ampliação, modernização e manutenção de um dos mais estratégicos aeroportos do País. Segundo fontes que participaram do evento, a pane não chegou a afetar a festa. (Estadão Conteúdo)