Carnaval
Escola que homenageou Lula é rebaixada
A Acadêmicos de Niterói, que levou à avenida o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, dedicado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ficou em último lugar no Carnaval 2026 do Rio de Janeiro e foi rebaixada à Série Ouro em 2027. Já a Unidos do Viradouro é a grande campeã do RJ. A escola conquistou o título com o enredo “Pra Cima, Ciça!”, um tributo ao sambista Moacyr da Silva Pinto, que completa 70 anos de idade e 55 de seu primeiro desfile. A escola somou 270 pontos e faturou o seu 4º título. Samba-enredo foi o primeiro critério de desempate, seguido de Evolução, Enredo, Fantasias, Harmonia, Alegorias e Adereços, Mestre-sala e Porta-bandeira, Bateria e Comissão de Frente. A avaliação dos desfiles de domingo (15) foi feita por 54 jurados, seis para cada um dos nove quesitos.
O desfile com o tema de Lula em ano eleitoral é alvo de críticas há semanas. Além das acusações de campanha antecipada, partidos de oposição reprovaram uma alegoria da escola que retratava famílias conservadoras dentro de uma lata de conserva. Nos bastidores, a avaliação é de que a associação entre o desfile e a imagem do presidente extrapolaria o caráter cultural do evento.
Além de críticias da oposição, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ) afirmou, em nota divulgada na terça-feira (17), que o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói “cometeu prática de preconceito religioso dirigido aos cristãos”. No texto, a seccional afirma que a apresentação, transmitida ao vivo, “configurou prática de preconceito religioso dirigido aos cristãos” e manifesta “veemente reprovação” ao episódio ocorrido na Marquês de Sapucaí. (Da Redação, com informações do Estadão Conteúdo)