Buscar no Cruzeiro

Buscar

Investigação

Maioria do Legislativo quer CPI do Master

Governistas e oposição travam disputa pelo protagonismo

09 de Fevereiro de 2026 às 21:20
Cruzeiro do Sul [email protected]
Já foram protocolados no Congresso dois requerimentos para a abertura 
de CPIs do Master, sendo uma na Câmara e uma mista (deputados e senadores)
Já foram protocolados no Congresso dois requerimentos para a abertura de CPIs do Master, sendo uma na Câmara e uma mista (deputados e senadores) (Crédito: ROVENA ROSA AGÊNCIA BRASIL)

A maioria dos parlamentares da Câmara e do Senado apoia a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a crise do Banco Master, a despeito da resistência da cúpula do Congresso em avançar no tema. No entanto, governistas e oposição travam uma disputa nos bastidores pelo protagonismo e pelo enfoque da investigação no Legislativo.

O Placar da CPI do Master — levantamento feito pelo Estadão para identificar como cada parlamentar se posiciona em relação ao assunto — aponta que, dos 513 deputados, 283 (55%) são favoráveis à abertura de uma CPI do Master, enquanto só um diz ser contrário. Quatro não quiseram responder e o restante não se manifestou.

Já entre os 81 senadores, 54 (66%) defendem a criação de uma comissão para investigar as suspeitas de fraudes bilionárias do banco de Daniel Vorcaro, liquidado pelo Banco Central em novembro. Um senador é contrário, um não quis se manifestar e o restante não respondeu.


Os parlamentares vêm sendo contatados pelo Estadão há dez dias por telefone, e-mail, via assessoria de imprensa e também presencialmente no Congresso. O Placar retrata os posicionamentos recebidos até o início da tarde de domingo (8), mas continuará sendo atualizado à medida que deputados e senadores que ainda não se pronunciaram declararem seu posicionamento.

Já foram protocolados no Congresso dois requerimentos para a abertura de CPIs do Master, sendo uma na Câmara e uma mista ou seja, composta por deputados e senadores. (Da Redação, comn informações do Estadão Conteúdo)