Buscar no Cruzeiro

Buscar

Serviço público

INSS retoma atendimento presencial em agências

03 de Fevereiro de 2026 às 20:38
Cruzeiro do Sul [email protected]
.
. (Crédito: MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL)

Após interrupção no atendimento por causa de uma manutenção programada, os serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram retomados na segunda-feira (2), em todo o País.

Voltam a funcionar a Central 135 e todos os serviços de atendimentos presenciais à população. Dos serviços on-line do Meu INSS, apenas o simulador de aposentadoria deve ser retomado hoje (4). O volume de acessos é grande. No ano passado, o aplicativo Meu INSS registrou média mensal de 134 milhões de acessos.

Segundo o Ministério da Previdência Social, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), empresa pública responsável pela tecnologia das políticas sociais, terminou a migração do último computador de grande porte para uma plataforma mais moderna, e a atualização da infraestrutura tecnológica foi realizada com sucesso. Cerca de 220 profissionais atuaram nessa migração entre 28 de janeiro até domingo.

Para reduzir os transtornos, o INSS havia antecipado as perícias médicas e avaliações sociais previstas para o período de interrupção e permitiu o reagendamento dos segurados que não puderam comparecer.

Com a atualização, o Ministério da Previdência espera reduzir o tempo de processamento da folha de pagamento, de 96 para 48 horas, e ampliar os serviços digitais.

Mas o ministério avisou que, por causa do grande número de acessos esperado na volta dos serviços, nesta segunda, pode ocorrer lentidão, principalmente nos serviços com biometria.

A funcionalidade fica disponível 24 horas e, caso o acesso falhe, a recomendação é tentar novamente, de preferência fora do horário comercial.

Ressarcimento

O governo federal decidiu prorrogar até 20 de março o prazo para que aposentados e pensionistas possam solicitar o ressarcimento de valores descontados indevidamente de seus benefícios. O prazo original se encerraria em 14 de fevereiro.

De acordo com o balanço mais recente do INSS, cerca de 4,2 milhões de beneficiários já foram ressarcidos, em valores que somam R$ 2,8 bilhões, de um total de R$ 6,2 milhões de contestações de cobranças. O governo estima, no entanto, que ainda existam 850 mil aposentados e pensionistas aptos a solicitar a devolução. (Agência Brasil)

Como pedir a devolução

Appp ou Meu INSS (login no Portal Gov.br)
Telefone 135 (seg a sáb, 7h às 22h
Agências dos Correios (suporte em mais de 5 mil unidades)