Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crime

Polícia prende suspeito de mandar matar Ruy Ferraz

13 de Janeiro de 2026 às 21:23
Cruzeiro do Sul [email protected]
Azul deixou presídio no RN no mês passado
Azul deixou presídio no RN no mês passado (Crédito: REPRODUÇÃO)

A Polícia Civil de São Paulo prendeu ontem (13), três suspeitos de serem mandantes do assassinato do delegado Ruy Ferraz Fontes, morto a tiros no dia 15 de setembro de 2025, em Praia Grande, na Baixada Santista.

Fernando Gonçalves dos Santos, o Azul, um dos líderes do PCC, foi preso em Jundiaí. Outros dois detidos são Marcio Serapião de Oliveira, apelidado de Velhote. e Manoel Alberto Ribeiro Teixeira, o Manoelzinho.

Ruy Ferraz foi morto em setembro, em Praia Grande, cidade no litoral paulista onde ele era secretário municipal. Segundo o Ministério Público de São Paulo, Fontes foi assassinado a mando do alto escalão do Primeiro Comando da Capital (PCC) como vingança. Ele chefiou a Polícia Civil paulista entre 2019 e 2022.

Em 2006, foi o responsável por indiciar toda a cúpula do PCC, inclusive Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, e era conhecido por atuar contra a facção.

Em 2019, durante a gestão do então delegado geral, Azul foi um dos presos transferidos em 2019 da penitenciária de Presidente Venceslau, em São Paulo, para presídios federais, a pedido do Ministério Público de São Paulo (MP-SP). Ele cumpriu pena em Mossoró (RN) e deixou o presídio no mês passado. (Estadão Conteúdo)