Cinema
Brasil faz história no Globo de Ouro 2026 com dois prêmios para O Agente Secreto
Longa venceu como Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, e Wagner Moura levou o prêmio de melhor ator em Filme de Drama
O cinema brasileiro brilhou na 83ª edição do Globo de Ouro, na noite deste domingo (11), em Los Angeles. O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, conquistou dois prêmios importantes para o Brasil.
O longa venceu como Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, superando inúmeras produções internacionais e reforçando a presença do cinema brasileiro no cenário global. Também foi premiado na categoria Melhor Ator em Filme de Drama, com o ator Wagner Moura levando a estatueta por sua performance no papel principal.
Antes de anunciar o vencedor de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, o diretor pernambucano subiu ao palco acompanhado de parte do elenco e fez um discurso emocionado. “Alô, Brasil! As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo”, disse Mendonça Filho, destacando a parceria com Wagner Moura e celebrando a repercussão do filme.
Já no momento em que recebeu o prêmio de Melhor Ator, Wagner Moura fez questão de expressar sua gratidão em português e explicar o significado da obra, “É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis”, afirmou o ator.
A conquista dupla marca a primeira vez na história que o Brasil sai da mesma edição do Globo de Ouro com dois troféus, um feito que projeta ainda mais o cinema brasileiro no debate cultural internacional e reforça sua força criativa no cenário global.