Operação Galho Fraco
Polícia Federal investiga desvio de cotas parlamentares no DF e no Rio
Mandados de busca foram cumpridos por ordem do STF; investigação apura desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e organização criminosa
A Polícia Federal realiza uma operação nesta sexta-feira (19) para apurar suspeita de desvios na cota parlamentar de dois deputados federais do PL: o líder do partido na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), e Carlos Jordy (RJ).
Jordy afirmou em uma rede social que fez pagamentos à empresa suspeita de desvios com o objetivo de aluguel de carros desde o início do seu mandato e classificou a ação de “pesca probatória”. Sóstenes ainda não se manifestou.
Endereços dos dois parlamentares são alvos de busca e apreensão no Distrito Federal e no Rio de Janeiro. A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino.
Segundo a Polícia Federal, as investigações indicam que agentes políticos, servidores comissionados e particulares teriam atuado de forma conjunta para desviar recursos públicos e, posteriormente, ocultar a origem do dinheiro.
A operação é um desdobramento de uma ação realizada em dezembro de 2024 e investiga a prática dos crimes de desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre prisões ou valores envolvidos.
Galeria
Confira a galeria de fotos