Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pesquisa

IA no supermercado: tecnologia ajuda a personalizar ofertas, agilizar atendimento e aumentar segurança

Pesquisa da APAS mostra que 8 em cada 10 supermercados paulistas usam Inteligência Artificial

27 de Novembro de 2025 às 15:56
Da Redação [email protected]
Na prática, isso significa desde atendimento mais rápido até ofertas mais assertivas.
Na prática, isso significa desde atendimento mais rápido até ofertas mais assertivas. (Crédito: Divulgação/Apas)

Os supermercados paulistas estão cada vez mais digitais, e isso já afeta diretamente a rotina de quem faz compras. Uma pesquisa divulgada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) revela que 80% dos supermercados em São Paulo utilizam algum tipo de Inteligência Artificial (IA) em suas operações. Na prática, isso significa desde atendimento mais rápido até ofertas mais assertivas.

Nas grandes redes, essa presença é ainda mais forte: 4 em cada 10 lojas com muitos caixas já usam sistemas avançados, como modelos de linguagem do tipo GPT-4, que ajudam a organizar dados, prever demandas e melhorar a comunicação com o cliente.

De acordo com a APAS, o uso mais comum de IA está nos chatbots, aqueles atendentes virtuais que respondem dúvidas no WhatsApp ou nos aplicativos das redes, presentes em 100% dos supermercados pesquisados. Eles também estão por trás das ofertas personalizadas que muitos consumidores recebem no celular, baseadas no histórico de compras.

Além disso, câmeras com análise de vídeo em tempo real reforçam a segurança das lojas, enquanto sistemas automatizados ajudam a manter as gôndolas abastecidas com mais eficiência.

Para o economista-chefe da APAS, Felipe Queiroz, a tecnologia tem papel direto na experiência do cliente. “Em uma sociedade conectada, conhecer bem o consumidor é essencial. O CRM e a segmentação de clientes permitem que pequenas e grandes redes ofereçam promoções e serviços mais alinhados ao perfil de cada pessoa”, afirma.

Segundo o levantamento, 92% dos supermercados que implementaram alguma inovação nos últimos 12 meses tiveram melhora na operação. Isso inclui desde reposição mais rápida até redução de filas, já que muitos processos passaram a ser automatizados.

A área de Tecnologia da Informação (TI) tem papel cada vez maior nessas mudanças, especialmente nas grandes redes, onde quase metade das inovações passa pela equipe de TI.

Para Ariel Grunewald, diretor de serviços aos supermercados da APAS, o impacto no consumidor é evidente. “A Inteligência Artificial já faz parte da rotina das compras. Ela deixa o atendimento mais ágil, melhora a segurança e ajuda o supermercado a entender melhor o que cada cliente precisa”, afirma.

A pesquisa mostra também que as redes pretendem investir principalmente em três áreas? CRM (sistemas que personalizam ofertas e comunicam promoções diretamente ao cliente);
Segurança de dados e Softwares de caixa (PDV) com foco em um pagamento mais rápido.

Na prática, para os consumidores, a tendência é encontrar supermercados cada vez mais conectados, com atendimento mais rápido, preços e promoções mais alinhados aos hábitos de consumo e ambientes mais seguros.