Justiça
Lula indica Jorge Messias para vaga de Barroso no Supremo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva formalizou ontem (20) a escolha do advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). A vaga foi aberta com a aposentadoria de Luís Roberto Barroso, que ficou na Corte até o dia 18 de outubro. Os dois se reuniram no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.
Em nota oficial, o Palácio do Planalto enfatizou o currículo de Messias, que era o favorito de Lula na disputa há meses, antes mesmo de Barroso deixar a Corte. Além de Messias, também estava cotado na disputa o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), mas o presidente prefere que ele concorra a governador de Minas Gerais em 2026.
Mesmo em meio ao favoritismo de Messias, houve pressão de senadores e, em especial, do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, que preferia o aliado Pacheco.
Messias ainda passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e também terá de ter o nome aprovado no plenário da Casa Alta do Congresso.
O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti, parabenizou a indicação de Jorge Messias para o STF. (Estadão Conteúdo)