Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mobilidade

Falha na Linha 4 do Metrô provoca manhã de caos em SP

Paralisação de mais de sete horas afetou outras linhas e o trânsito

21 de Outubro de 2025 às 21:40
Cruzeiro do Sul [email protected]
Passageiros tiveram de pegar ônibus, que não foram suficientes
Passageiros tiveram de pegar ônibus, que não foram suficientes (Crédito: ESTADÃO ALOISIO MAURICIO / FOTOARENA / ESTADÃO CONTEÚDO (21/10/2025))

Uma falha na Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo provocou mais de sete horas de transtornos aos passageiros. O problema aconteceu no sistema de sinalização. Em razão da instabilidade, as composições operaram com maior tempo de parada entre as estações Luz e Vila Sônia - Profª Elisabeth Tenreiro.

Pela manhã, muitos passageiros enfrentaram transtornos para conseguir entrar nos trens. Muitas filas foram registradas nas plataformas e também nas catracas. Do lado de fora de estações, também era grande a movimentação. Imagens postadas nas redes sociais por usuários mostravam estações lotadas e falta de informações.

A ViaQuatro informou que a operação da Linha 4-Amarela foi normalizada às 11h30, com velocidade e intervalos regulares para o período. Até a normalização do serviço, as transferências entre a Linha 4 - Amarela para as demais linhas do sistema metroferroviário ficaram temporariamente fechadas (estações Paulista-Pernambucanas, República, Luz e Pinheiros).

O Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) também foi acionado às 4h45 com o envio inicial de 24 ônibus e, em seguida, o pedido de mais 10 veículos, totalizando 34.

A paralisação da Linha 4-Amarela afetou outros ramais do metrô, como a Linha 1-Azul e a Linha 2, que tem conexão com a Linha 4 na Estação Consolação. Também houve aumento dos congestionamentos de veículos no trânsito da capital paulista. (Da Redação, com informações de Estadão Conteúdo)