Mesosaurus
Obra é parada no PR por causa de fósseis
A obra de asfaltamento de uma rodovia no interior do Paraná, esperada há mais de 50 anos, foi suspensa após a descoberta de fósseis de um lagarto aquático mais antigo que os dinossauros, o Mesosaurus brasiliensis, que viveu há 280 milhões de anos.
A descoberta levou o Ministério Público Federal (MPF) a recomendar o cancelamento da licença ambiental, acatado pelo Governo do Paraná. A paralisação da obra aconteceu no fim da semana passada.
O trabalho foi suspenso em um trecho de 1,6 km da PR-364, em Irati (PR), com 52,72% da execução. A obra previa, além do asfaltamento, a implantação de um viaduto no entroncamento com a BR-153, ao custo de R$ 23,7 milhões.
Segundo o MPF, o Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná concedeu a licença ambiental sem a devida análise e manifestação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o que caracteriza falha no processo. A recomendação da procuradoria condicionou qualquer obra no local à prévia manifestação do Iphan — que também fará uma vistoria no local.
Após a descoberta dos fósseis, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) acionou pesquisadores da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). (Estadão Conteúdo)