Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hospedagem

Belém terá navios de luxo para a COP30

25 de Agosto de 2025 às 21:54
Cruzeiro do Sul [email protected]
Serão dois transtlânticos e um deles é o MSC Seaview
Serão dois transtlânticos e um deles é o MSC Seaview (Crédito: DIVULGAÇÃO / MSC)

Belém, sede da COP30, se prepara para receber milhares de visitantes em novembro, incluindo delegações de países, e anunciou algumas possíveis soluções de hospedagem e logística para quem chega na cidade. O custo da hospedagem subiu até cinco vezes mais do que em períodos normais devido à Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas.

O governo federal contratou dois navios de luxo (MSC Seaview e Costa Diadema) que oferecerão 6 mil leitos. Os transatlânticos ficarão aportados em Outeiro, distrito da capital paraense.

Com cerca de 3.900 cabines, os navios deverão abrigar delegações de 98 países em desenvolvimento e pequenos Estados insulares, além de ONGs e participantes credenciados. O governo informou que o deslocamento até o Parque da Cidade, onde será realizada a COP30, levará cerca de 30 minutos.

O governo reservou R$ 259 milhões como forma de garantir o serviço dos dois navios por 17 dias, durante a COP-30, de 5 a 21 de novembro. O valor será desembolsado caso não haja ocupação dos navios. A contratação foi realizada por meio da Embratur, responsável pela operação.

A solução dos navios chamou atenção de especialistas, que alertavam para o impacto ambiental significativo da utilização dos navios de cruzeiro. Mesmo parados, os transatlânticos mantêm motores e sistemas de energia em funcionamento, podendo gerar 300 quilos de dióxido de carbono por pessoa diariamente. (Da Redação, com informações de Estadão Conteúdo)