Buscar no Cruzeiro

Buscar

Carta

PT pede que Lula suspenda relações do Brasil com Israel

02 de Agosto de 2025 às 22:13
Cruzeiro do Sul [email protected]
O Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou na sexta-feira (1º) uma carta na qual pede que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva suspenda relações diplomáticas e comerciais com o governo de Benjamin Netanyahu, de Israel
O Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou na sexta-feira (1º) uma carta na qual pede que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva suspenda relações diplomáticas e comerciais com o governo de Benjamin Netanyahu, de Israel (Crédito: Arquivo AFP)

O Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou na sexta-feira (1º) uma carta na qual pede que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva suspenda relações diplomáticas e comerciais com o governo de Benjamin Netanyahu, de Israel. Na abertura do 17º Encontro do PT, em Brasília, o senador e atual presidente nacional do PT, Humberto Costa, leu a carta de apoio ao povo palestino e reafirmou a posição histórica do PT em defesa da causa.

“Não é possível virar os olhos às mortes de crianças em Gaza pelos bombardeios de Israel há mais de 20 meses, e agora pela fome e doenças produzidas pelo bloqueio israelense. São crianças, um terço dos 55 mil palestinos mortos em Gaza e na Cisjordânia”, descreve a carta, sem, no entanto, mencionar as mortes de israelenses por parte do Hamas e tão pouco o fato de ainda haver cidadãos de Israel sequestrados, em poder dos terroristas. Além disso, a carta petista ignora os ataques de 7 de outubro de 2023, com uma série de atentados coordenados e conduzidos pelo grupo militante islâmico palestino Hamas, da Faixa de Gaza, às áreas fronteiriças do sul de Israel, na manhã de sábado, data de vários feriados judaicos, resultando em 1.200 mortes e 240 reféns.

O documento ignora, também que o Hamas, criado décadas atrás, como uma entidade religiosa, se transformou em uma máquina de terror poderosa e milionária e que a origem do dinheiro vem de diferentes fontes de receitas, conforme rastreio feito por pesquisadores e forças de segurança de diferentes países, que montaram um mapa das finanças do terrorismo, que inclui que remessas de dinheiro saem do crime organizado na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Pelo contrário, a carta segue assim: “O governo de Benjamin Netanyahu é acusado de ‘crimes de guerra’ até por ex-embaixadores e ex-primeiros-ministros israelenses. Os crimes agora incluem assassinar civis desarmados e famintos, que buscam auxílio humanitária e recebem balas e bombas”, ainda diz a carta.

O documento destaca que, no último dia 5 de junho, o presidente Lula declarou que, na região, não se trata de uma guerra, mas de “um genocídio premeditado”. “Todavia, ainda há no mundo inteiro quem compre, venda e subsidie o complexo industrial-militar de Israel, como se isso fosse normal”‘, afirma o texto, acrescentando que a militância presente no Encontro Nacional do PT “declara sua irrestrita solidariedade ao povo palestino”. (Da Redação, com informações do Estadão Conteúdo)