Buscar no Cruzeiro

Buscar

Violência sexual

PMs acusados de estuprar indígena serão indiciados

26 de Julho de 2025 às 22:23
Cruzeiro do Sul [email protected]
Mulher ficou presa em delegacia do interior do Amazonas
Mulher ficou presa em delegacia do interior do Amazonas (Crédito: DIVULGAÇÃO / MP-AM)

A Polícia Militar do Amazonas informou que serão indiciados quatro agentes acusados de estuprar uma indígena de 29 anos que passou nove meses presa em uma delegacia de Santo Antônio do Içá, no sudoeste amazonense.

Segundo a corporação, o Inquérito Policial Militar (IPM) instaurado para aprofundar as investigações das denúncias está sendo finalizado, mas há provas suficientes de que os abusos relatados pela mulher podem, de fato, ter ocorrido. A identidade da denunciante está sendo preservada por razão de segurança.

Com o indiciamento, os quatro policiais militares acusados de estuprar a jovem indígena da etnia Kokama serão formalmente considerados suspeitos na investigação criminal. Caberá ao Ministério Público estadual avaliar se os indícios reunidos pelos investigadores são suficientes para sustentar uma denúncia à Justiça.

Além de serem indiciados, os quatro agentes já estão respondendo a um procedimento administrativo disciplinar que pode resultar nas suas expulsões da instituição. Suas identidades não foram reveladas, mas a PM assegura que eles foram remanejados para realizar funções administrativas até a conclusão da apuração, e que suas armas foram recolhidas. (Agência Brasil)