Buscar no Cruzeiro

Buscar

Meio ambiente

Nadar no rio Tietê, na capital paulista, deve ser possível até 2029

24 de Julho de 2025 às 23:06
Cruzeiro do Sul [email protected]
Meta depende da ampliação do tratamento de esgoto
Meta depende da ampliação do tratamento de esgoto (Crédito: GABRIEL BONAMICHI / SABESP)

O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, afirmaram na quarta-feira (23) durante cerimônia de comemoração do primeiro ano de desestatização da Sabesp, que acreditam ser possível nadar nos rios Tietê e Pinheiros, na capital paulista, até 2029.

“Quando a gente faz uma provocação para o Piani (presidente da Sabesp) dizendo ‘nós vamos nadar no Tietê’, e ele diz ‘eu vou treinar’, tá posto o desafio. Nós estamos nos desafiando. A gente está dizendo o seguinte: ‘Isso é possível’”, afirmou Tarcísio em seu discurso.

A viabilidade da meta provocada pelo governador foi confirmada, em seguida, pela secretária Natália em coletiva de imprensa. “Tem trechos do Tietê que a gente consegue antes, tem outros que é até 2029 mesmo (o prazo para despoluição a ponto de ser possível nadar no rio)”, afirmou ela. O prazo é o mesmo para concluir o projeto de universalização da coleta e tratamento de esgoto no Estado.

O governador usou como exemplo a corrida espacial após os russos enviarem um cachorro para o espaço, em 1957. Disse que, assim como naquela época as pessoas duvidaram que seria possível enviar o homem à Lua em cerca de dez anos, os dois rios paulistanos entre os mais poluídos do mundo também sofreriam grandes transformações em pouco tempo. (Estadão Conteúdo)