Buscar no Cruzeiro

Buscar

Arquidiocese

Novo arcebispo de Sorocaba será escolhido por Leão XIV

08 de Maio de 2025 às 22:02
Cruzeiro do Sul [email protected]
Dom Julio será arcebispo coadjutor em Belém
Dom Julio será arcebispo coadjutor em Belém (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (26/4/2024))

O papa Leão XIV será o responsável por escolher o novo arcebispo de Sorocaba. Com a despedida de dom Julio Endi Akamine no dia 18 deste mês, a cidade espera para conhecer o novo chefe de sua arquidiocese. A previsão é de que o novo arcebispo seja conhecido em junho. No período entre a saída de dom Julio e a posse do novo mandatário, a arquidiocese será liderada pelo colégio de membros.

Segundo dom Julio, que será arcebispo coadjutor da arquidiocese de Belém do Pará, a escolha do novo papa não segue critérios geopolíticos, e sim a vontade de Deus. O religioso ainda refletiu sobre o conclave ter sido rápido, o que demonstra uma unidade entre os cardeais e um caminho para o mundo, de que eleições não precisam ser arenas para duelos, nas quais sairá um vencedor e um perdedor, e sim espaços para diálogos, em busca do bem comum.

Ainda de acordo com dom Julio, o discurso do papa Leão XIV dá sinais da forma como ele irá atuar. O discurso, que começou com uma homenagem ao papa Francisco e seguiu falando em paz, propôs a construção de pontes entre as pessoas, as nações e com Deus. O discurso foi feito em italiano e em espanhol; o sumo pontífice eleito escolheu não discursar em sua língua materna, o inglês.

A escolha do novo arcebispo de Sorocaba deverá seguir os trâmites do Vaticano, com a coleta de sugestões conduzida pela nunciatura apostólica no Brasil (equivalente à embaixada do Vaticano). Uma lista com possíveis nomes será enviada ao Dicastério para os Bispos, no Vaticano, e caberá ao papa Leão XIV fazer a escolha final.

Dom Julio havia sido nomeado pelo papa Francisco, em dezembro de 2016, como arcebispo de Sorocaba, tendo sido o terceiro a ocupar o cargo na cidade.

No Vaticano

O padre Marcos Leite, vigário da Paróquia São Francisco de Assis, em Boituva, esteve presente na praça de São Pedro em 2013, quando o papa Francisco foi anunciado. Ele se dirigiu novamente à cidade para acompanhar o conclave de ontem (8).

O padre falou sobre a emoção de presenciar um momento histórico e ver pessoas de diversos países, com suas bandeiras, professando sua fé e mostrando a beleza da religião católica: “Em minutos, a praça estava com mais de 70 mil pessoas, para ouvir um homem que traz uma mensagem de paz, uma mensagem de esperança. Um homem que, através da sua limitação, fala de Deus. De um Deus que acolhe e ama.”

Sobre o novo papa, o religioso afirmou que espera que Leão XIV siga a linha de Francisco, mas que se aproxime também do legado do papa João Paulo II e, principalmente, do papa Leão XIII, preocupando-se com a doutrina social da Igreja, pregando paz, união e igualdade entre as pessoas. (Vernihu Oswaldo)