Geral
Fumaça branca anuncia que novo Papa é escolhido
Próximo líder da Igreja Católica deve ser conhecido dentro de alguns minutos
A chaminé instalada no topo da Capela Sistina no Vaticano exala fumaça branca, em um sinal de que o novo papa foi escolhido.
Este foi o segundo dia do conclave reunido para eleger o sucessor de Francisco, morto no dia 21 de abril. O próximo líder da Igreja Católica deve ser conhecido dentro de alguns minutos, quando o cardeal francês Dominique Mamberti anunciará à multidão presente na Praça de São Pedro "Habemus Papam" (latim para "Temos um papa").
Ao fim da votação que define o papa, o último da ordem dos cardeais diáconos convoca o mestre das celebrações litúrgicas e o secretário do colégio cardinalício. Ao recém-eleito será questionado se aceita a sua eleição como pontífice. Se sim, em seguida ele deverá responder sobre qual será seu nome pontifício, que é diferente do nome de batismo. Após a aceitação, as cédulas são queimadas e a tradicional fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina..
O grupo de cardeais reunidos para o conclave na Capela Sistina escolheu o 267º papa da história, que vai suceder Francisco à frente do Vaticano. Era necessário um mínimo de dois terços dos 133 votantes para a escolha do novo líder da Igreja Católica, que tem cerca de 1,4 bilhão de fiéis pelo mundo. (Estadão Conteúdo)