Buscar no Cruzeiro

Buscar

Inclusão

Inscrições para curso gratuito de Libras abrem nesta quarta-feira (30)

Aulas serão ministradas por professores surdos em plataforma online

29 de Abril de 2025 às 10:19
Da Redação [email protected]
Inscrições abertas para curso gratuito e on-line de inglês em Libras.
As atividades terão início no dia 8 de maio (Crédito: Divulgação)

Inscrições para a nova edição do Curso Básico de Libras abrem nesta quarta-feira (30). Ao todo, serão oito turmas com 70 vagas cada. As aulas são gratuitas e serão ministradas por professores surdos em plataforma online. A iniciativa faz parte do programa Escola da Inclusão, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD).

Com carga horária total de 40 horas, o curso permite que os interessados escolham a turma desejada no momento da inscrição. Há três opções de aulas: às segundas, quartas e sextas-feiras; às terças e quintas; ou aos sábados. Todas são destinadas a pessoas com 18 anos ou mais.

De acordo com a SEDPcD, não é necessário preencher múltiplos formulários, já que não haverá sorteio. Após o cadastro correto, o estudante receberá por e-mail todas as instruções para acompanhar as aulas. As atividades terão início no dia 8 de maio.

Para receber o certificado de conclusão, o aluno deverá ter, no mínimo, 75% de frequência e média final superior a 5,0 nas avaliações. Além disso, é obrigatório a utilização de câmera durante os encontros on-line, que ocorrerão pela plataforma Zoom.

A capacitação tem o objetivo de preparar ouvintes para se comunicarem em Libras, possibilitando mais inclusão e interação com a comunidade surda. Segundo dados do Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência, mais de 592 mil pessoas surdas vivem no estado de São Paulo. Desta forma, o conteúdo contempla diversos temas, desde teóricos até práticos.