Buscar no Cruzeiro

Buscar

No Estado

Aprendizado melhorou após proibição de celular em escola

Secretário de Educação de São Paulo disse que "alunos estão mais focados"

04 de Março de 2025 às 23:09
Cruzeiro do Sul [email protected]
Restrição começou no início deste ano letivo em todo o Brasil, por meio de lei federal
Restrição começou no início deste ano letivo em todo o Brasil, por meio de lei federal (Crédito: ROVENA ROSA / ARQUIVO AGÊNCIA BRASIL)

O início das aulas deste ano foi diferente em escolas de todo o País com a nova lei que proíbe o uso de celulares, inclusive em intervalos e nos horários de recreio. Além da legislação federal, sancionada em janeiro, São Paulo tem uma norma estadual que prevê o veto aos aparelhos.

Estudos têm apontado prejuízos à aprendizagem causados pelos smartphones. Outros países, como Holanda e França, já adotaram medidas semelhantes de proibição. A nova regra, segundo os legisladores, visa a salvaguardar a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes, promovendo um ambiente escolar mais saudável e equilibrado.

Em entrevista à Rádio Eldorado, o secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, fez um balanço positivo do primeiro mês de vigência da medida e disse que já há melhora no aprendizado. “Os alunos estão mais focados”, afirmou o secretário.

A lei federal não proíbe totalmente o uso de celulares, mas restringe seu uso durante aulas, recreios e intervalos, para que os alunos possam se concentrar nas atividades diárias e interagir com outras pessoas. O uso ainda é permitido para fins pedagógicos com autorização do professor e para casos de acessibilidade, saúde e segurança. (Da Redação, com informações de Estadão Conteúdo)