Buscar no Cruzeiro

Buscar

Segurança

SSP afirma que contratou 237 policiais para a região

São mais 28 PMs, 193 policiais civis e 16 policiais técnico-científicos

15 de Fevereiro de 2025 às 21:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
 Números são referentes para a região de Sorocaba
Números são referentes para a região de Sorocaba (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

 

A região de Sorocaba recebeu 237 novos policiais nos últimos dois anos. Desse total, são 28 policiais militares, 193 policiais civis e 16 policiais técnico-científicos, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

O contingente é parte da contratação de 23,2 mil novos policiais para reforço no efetivo em todo o Estado, levando-se em conta policiais recém-formados, agentes em formação e concursos em andamento.

O Estado de São Paulo já formou quase 9,2 mil novos policiais que estão atuando no policiamento ostensivo. Deste total, são 5.542 policiais militares, 3.482 policiais civis e 173 policiais técnico-científicos.

Os novos oficiais da Polícia Civil de São Paulo representam a maior formação de novos profissionais da história da corporação. Atualmente, 4.985 policiais estão em formação nas academias de SP, sendo 448 alunos-oficiais, 4.513 soldados e 24 médicos-legistas. Concursos em andamento para contratar mais 9.100 policiais estão em andamento, sendo 5.600 PMs, 3.135 policiais civis e 365 técnico-científicos.

A SSP não especificou detalhadamente quantos serão para a cidade de Sorocaba em seu comunicado.

No âmbito municipal, no começo desse ano, a Prefeitura de Sorocaba convocou os aprovados no concurso público do edital 01/2023, para o preenchimento imediato de mais 50 vagas do cargo de Guarda Civil Municipal (GCM) Segunda Classe. A sessão de atribuição de vagas aconteceu no dia 4 de fevereiro, às 9h, no salão de vidro do Paço Municipal. Das vagas, dez são destinadas a mulheres e 40 para homens.

O governador Tarcísio de Freitas também assinou um decreto que cria o Comitê de Assessoramento Estratégico de Segurança Pública (CAESP). A medida, publicada no Diário Oficial de segunda-feira (10), visa fortalecer a segurança pública em todo o estado e nortear as políticas públicas da área.

“A criação do Comitê reforça nosso compromisso com uma segurança pública moderna, eficiente e cada vez mais alinhada às necessidades da população. É mais uma garantia para que as nossas decisões sejam baseadas em conhecimento técnico e a ampla participação de setores essenciais”, destacou o governador.

Entre as responsabilidades do grupo está a recomendação de medidas, protocolos, soluções de gestão e de informação na formulação de políticas públicas, apoiar a implementação de ações, projetos e programas. (Da Redação, com informações da Agência SP)