Educação
Inscrições para o Prouni 2025 terminam nesta terça-feira (28)
Em Sorocaba, são oferecidas bolsas de estudos para 113 cursos, de diversas áreas
O prazo para inscrição no Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2025 termina nesta terça-feira (28). A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela página do Prouni, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Em Sorocaba, são oferecidas bolsas de estudos para 113 cursos, de diversas áreas.
O programa oferece bolsas integrais (100%) ou parciais (50%) sobre o valor da mensalidade de cursos em instituições privadas de educação superior. Segundo o Ministério da Educação (MEC), nesta edição, há 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições por todo o País. Deste total, 203.539 são integrais e 134.905, parciais. Os cursos com mais ofertas de bolsas são administração (27.101), pedagogia (22.947), direito (22.746), ciências contábeis (14.800) e educação física (13.639).
Para se inscrever, primeiro, é preciso acessar o site prounialuno.mec.gov.br e gazer login com o perfil Gov.br. O próximo passo é preencher os dados do candidato, o perfil socioeconômico e o grupo familiar. Em seguida, o interessado deve selecionar as duas opções de cursos pretendidos, filtrando as vagas por graduação, instituição e município. Por fim, basta clicar em “Ficha de Inscrição” e conferir todas as informações.
Apresentação de documentos
O Prouni contará com duas chamadas. Em cada uma delas, os pré-selecionados terão um prazo para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem os dados prestados na ficha de inscrição. Para certificar-se da veracidade das informações, a instituição pode pedir ao estudante outros documentos que julgar necessários.
É preciso apresentar documento de identificação do candidato e dos membros do grupo familiar, bem como os comprovantes de residência; de ensino médio; de rendimentos; de professor da educação básica, quando for o caso; de separação, divórcio ou óbito dos pais; de deficiência, quando for o caso.
Cronograma
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 4 de fevereiro e a segunda sairá no dia 28 de fevereiro, na página do programa. Para se inscrever, é necessário que o estudante tenha o concluído ensino médio completo; participado de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 ou 2023; obtido, no mínimo, 450 pontos no exame; e tirado acima de zero redação. Não é permitida a inscrição para quem declarou ter participado do Enem 2024 na condição de treineiro (antes de concluir o ensino médio). O período para comprovação das informações é 17 de março.
É preciso, ainda, atender a pelo um dos seguintes requisitos para ter direito às bolsas:
- Ter feito o ensino médio integralmente em escola pública;
- Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral;
- Ter feito o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição particular como bolsista integral;
- Ter feito o ensino médio parcialmente em unidade de ensino pública e parcialmente na rede privada na condição de bolsista parcial;
- Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial ou sem bolsa;
- Ser pessoa com deficiência na forma prevista na legislação;
- Ser professor da rede pública, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste último caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Para concorrer a bolsas integrais, o interessado deve ter renda per capita (por pessoa da família) de até 1,5 salário mínimo. No caso das parciais, a renda familiar bruta não pode exceder três salários mínimos por pessoas.
Lista de espera
Após a divulgação das chamadas regulares, o candidato deverá manifestar interesse em participar da lista de espera nos dias 26 e 27 de março, no Portal Único de Acesso. Ela será divulgada para consulta pelas instituições e inscritos no dia 1º de abril, também no portal.