Buscar no Cruzeiro

Buscar

Rio Piracicaba

Cetesb investiga mortandade de peixes

18 de Julho de 2024 às 22:02
Cruzeiro do Sul [email protected]
Vazamento causou desastre ambiental no rio Piracicaba
Vazamento causou desastre ambiental no rio Piracicaba (Crédito: REPRODUÇÃO / EPTV)

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), agência paulista responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, está investigando a morte de grande quantidade de peixes no rio Piracicaba, no município do interior do Estado de São Paulo.

O odor alterado do rio e a mortandade dos peixes foram notados no dia 7 de julho. No dia seguinte, a Cetesb identificou que a fonte poluidora que causou a morte dos animais era a Usina São José, instalada no município vizinho de Rio das Pedras.

“(A Cetesb) interrompeu o descarte irregular de resíduo industrial e iniciou as análises das amostras coletadas para definir as punições cabíveis à usina, que incluem multa gravíssima e encaminhamento para apuração de crime ambiental, além de ajustes de conduta por parte da empresa”, afirmou a Cetesb, em nota.

A usina informou que está acompanhando as investigações sobre a mortandade de peixes. “Cabe lembrar que as operações da usina estavam interrompidas desde 2020, tendo sido retomadas somente em maio deste ano, e que nos últimos 10 anos houve mais de 15 ocorrências dessa natureza na região”, disse a empresa. (Agência Brasil)