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Mobilidade

Campanha pretende reduzir mortes de pedestres em SP

Iniciativa do Detran-SP foi lançada na terça-feira e terá três fases

17 de Julho de 2024 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Mensagens defendem o respeito às regras de trânsito
Mensagens defendem o respeito às regras de trânsito (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (10/6/2020))

Nos últimos cinco anos, 33.531 sinistros de trânsito tiveram pedestres como vítimas, apenas na cidade de São Paulo. O número de pessoas que morreram na capital, na contagem iniciada em 2015, se aproxima de mil. Sem carroceria ou outra estrutura que o proteja, o pedestre é a parte mais vulnerável do trânsito, ao lado de ciclistas e motociclistas. Por isso, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que a prioridade na via é de quem está a pé. Mas nem sempre essa determinação tem o respeito devido. É para tratar de respeito e salvar vidas nas vias públicas que o governo de São Paulo, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), iniciou na terça-feira (16) uma campanha educativa com essa finalidade.

A campanha é a primeira parte de uma política que concentrará esforços do Detran-SP, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), pelos próximos anos, segundo o governo estadual.

O filósofo e professor Clóvis de Barros Filho participou do lançamento da iniciativa. “Civilidade é o respeito de um pelo outro. Pratique, respeitando a faixa de pedestres”, diz ele em uma das peças da campanha, que ficará mais de um mês em circulação. A estratégia inclui TV, rádio, jornal impresso, mídia digital e externa (mobiliário urbano). A ação educativa terá ainda um Dia D, no Dia Internacional do Pedestre, no 8 de agosto, com ações de conscientização desenvolvidas na rua.

A campanha terá três fases, ao final das quais ações de reforço e fiscalização seguirão ativas. Uma das fases, que ocupará 20% do período de exibição e circulação das iniciativas e peças publicitárias, terá o fim das férias como foco, conforme o governo estadual. As outras duas fases, cada uma com 40% da mídia prevista para a campanha, terão motoristas e pedestres como foco.

“Desenhamos uma campanha educativa para falar à alma do cidadão paulista. Quando as primeiras propostas foram trazidas, o nome do professor Clóvis de Barros Filho foi o que despontou. Juntos, salvaremos vidas. É nosso principal compromisso”, disse o diretor-presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio, no evento de lançamento da campanha, na tarde de terça, na sede da B3.

“No dia em que todos respeitarem a faixa de pedestres, teremos alcançado um novo patamar de convivência entre os cidadãos, promovendo um comportamento de civilidade esperado em uma sociedade desenvolvida”, afirmou Aggio. (Da Redação, com informações do Governo de SP)