Crimes em meio á tragédia
Operação prende acusados de furtos em enchentes no RS
Quadrilhas levaram tratores, eletrodomésticos e até água mineral
As Polícias Civil e Militar do Rio Grande do Sul e a Brigada Militar de Eldorado do Sul (RS) desencadearam ontem (29) a Operação Aharadak, contra saqueadores que agiram no município da região metropolitana de Porto Alegre, nos primeiros dias de inundações. Foram cumpridas 33 ordens judiciais, entre mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão.
Entre os bens furtados que foram recuperados, estão eletrodomésticos, colchões, água mineral doada e tratores. Houve ainda apreensão de drogas com criminosos que já tinham histórico de tráfico de entorpecentes.
A cidade de Eldorado do Sul teve 90% da área alagada pelos temporais que atingiram o Estado, desde o fim de abril. O secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Sandro Caron, explicou que os saques e furtos foram realizados, sobretudo, nos primeiros dias de inundações, quando os agentes públicos de segurança do Estado e do município estavam preocupados em resgatar os cidadãos das áreas alagadas.
De acordo com as investigações, facções criminosas e quadrilhas atacaram 17 empresas locais, incluindo distribuidoras de bebidas, de alimentos, supermercados e até uma revenda de máquinas agrícolas, realizando roubos à mão armada e arrombamentos. (Agência Brasil)