Buscar no Cruzeiro

Buscar

Clima

Defesa Civil alerta para chuvas fortes no RS

Inmet também avisou sobre avanço de uma nova massa de ar polar

22 de Maio de 2024 às 22:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Municípios gaúchos aguardam recursos para reconstrução
Municípios gaúchos aguardam recursos para reconstrução (Crédito: NELSON ALMEIDA / AFP (21/5/2024))

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu na noite de terça-feira (21) um novo alerta para chuvas intensas, com volumes que podem ficar entre 120 e 150 milímetros na metade sul do Estado para os próximos dois dias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alertou para o avanço de uma nova massa de ar polar e ainda a formação de um ciclone extratropical no oceano, com a previsão de ventos de até 100 km/h na costa gaúcha e possível queda de granizo.

As chuvas vão provocar o aumento no nível de rios e arroios, em especial o Canal de São Gonçalo, que banha a cidade de Pelotas e já estava em nível acima da cota de inundação. As cidades de São Lourenço do Sul, Pelotas, Arambaré, Rio Grande e São José do Norte estão em estado de alerta.

“A combinação da chegada de bastante água do Guaíba na Lagoa dos Patos (na região de Pelotas e Rio Grande) mais o vento levando essas águas e a quantidade de chuva que pode cair é algo preocupante”, destaca o meteorologista Henrique Repinaldo, do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Nos últimos dias, o recuo das águas do Guaíba tem revelado um cenário de destruição em Porto Alegre, com lixo e lama nas ruas da capital gaúcha.

O governo federal aprovou 318 planos de trabalho dos municípios para resposta, restabelecimento e reconstrução das localidades afetadas pelas fortes chuvas de abril e maio no Rio Grande do Sul. Com isso, R$ 233 milhões estão sendo repassados pela União para as ações de Defesa Civil. Outros planos de trabalho estão em análise pela pasta. (Agência Brasil)