Situação pode piorar
Há previsão de novos temporais e vento forte
Chuva vai continuar no Rio Grande do Sul em meio à elevação da Lagoa dos Patos.
Com a permanência da chuva e previsão de temporais e vento forte, o Rio Grande do Sul está em alerta para o aumento no nível de rios, lagoas e outros cursos d’água, inclusive na Grande Porto Alegre. Um dos maiores pontos de preocupação é o entorno da Lagoa dos Patos, no sul do Estado, que está em elevação e abrange Pelotas, Arambaré, Rio Grande e mais municípios, onde algumas áreas receberam recomendação de evacuação.
Também voltou a subir o nível do Rio Taquari, na região central do Estado. A situação causa apreensão pela devastação de localidades na semana passada, assim como os impactos subsequentes na região metropolitana, diante do curso dessas águas até o Lago Guaíba — que segue em redução por enquanto, mas tem possibilidade de repique a partir de hoje (12) ou amanhã (13). Há elevação, também, em trechos do Rio Uruguai, em Uruguaiana, na fronteira com a Argentina.
Até ontem (11), ao menos 444 dos 497 municípios do Estado estavam afetados. Pelo menos 71,3 mil pessoas estavam em abrigos e outras 339,9 mil desalojados. (Estadão Conteúdo)