Buscar no Cruzeiro

Buscar

Lista tríplice

Tarcísio nomeia chefe do MP que teve apoio de Sarrubbo

Posse do procurador Paulo Sérgio de Oliveira Costa deve ser nos próximos dias

15 de Abril de 2024 às 23:17
Cruzeiro do Sul [email protected]
Costa foi presidente da antiga Febem (hoje Fundação Casa)
Costa foi presidente da antiga Febem (hoje Fundação Casa) (Crédito: DIVULGAÇÃO / MP-SP)

O governador Tarcísio de Freitas nomeou o procurador Paulo Sérgio de Oliveira e Costa como chefe do Ministério Público Estadual de São Paulo (MP-SP). O ato foi publicado na edição de ontem (15) do Diário Oficial do Estado. O novo procurador vai substituir Mario Sarrubbo, que deixou a chefia do MP-SP em março para assumir a Secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

A posse do novo chefe do Ministério Público estadual deve ocorrer ainda nesta semana. Costa foi o terceiro colocado na lista tríplice elaborada pelo MP, após eleição interna, para que Tarcísio pudesse escolher. Ele tinha o apoio do antigo chefe do MP estadual. Nos bastidores, sua indicação também era defendida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de quem é próximo.

O procurador tem 63 anos, 38 de carreira. É pai de duas advogadas e tem uma neta de oito anos.

Costa foi presidente da antiga Febem — Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor —, hoje Fundação Casa, no governo Alckmin (2003-2004). Também atuou como secretário de Assistência e Desenvolvimento Social (2008) na gestão do então prefeito Gilberto Kassab — atual secretário de Governo e Relações Institucionais, que também apoiou a candidatura do procurador.

Durante a campanha para as eleições internas do MP, uma das principais bandeiras de Costa foi a proposta de “reforçar a autonomia dos promotores”. Ele pretende sugerir ao Órgão Especial do MP paulista a remessa, à Assembleia Legislativa, de um projeto que prevê promotor sair candidato ao comando do MP.

Costa também quer fortalecer os Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e as promotorias criminais. “Fazer com que o MP não só atue reagindo às demandas, mas também se antecipe a elas”, afirmou.

(Estadão Conteúdo)