Turismo
Governo prorroga isenção de visto a americanos
O governo federal decidiu prorrogar a isenção de vistos a turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. O decreto assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que adia a cobrança de visto para 10 de abril de 2025, foi publicado em edição extra no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (9). Esta é a terceira vez que a obrigatoriedade foi adiada.
Conforme o Ministério do Turismo, inicialmente a medida começaria a valer em 1º de outubro de 2023, mas o prazo foi adiado para 10 de janeiro de 2024. “É importante ressaltar que o governo brasileiro renova o interesse de negociar, com as três nações, acordos de isenção de vistos baseados nos princípios da reciprocidade e da igualdade entre os Estados”, informou a pasta, na ocasião.
Depois, a data de exigência foi novamente adiada para 10 de abril deste ano. Ou seja, sem a medida, o documento passaria a ser necessário desde ontem (10).
A medida vinha sendo alvo de críticas por criar mais barreiras para a entrada de visitantes estrangeiros dessa nacionalidade e dificultar o turismo.
(Estadão Conteúdo)