Buscar no Cruzeiro

Buscar

Temporal deixa ao menos 9 mortos no sudeste do País

Região Serrana do Rio de Janeiro foi a mais atingida

23 de Março de 2024 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Em Petrópolis, uma menina foi resgatada com vida após permanecer soterrada por 16 horas
Em Petrópolis, uma menina foi resgatada com vida após permanecer soterrada por 16 horas (Crédito: PABLO PORCIUNCULA / AFP)

Ao menos nove pessoas morreram em uma forte tempestade que atingiu o sudeste, particularmente a zona serrana do Estado do Rio de Janeiro, onde as autoridades mobilizaram ontem (23) uma forte operação face a uma situação crítica. As autoridades relataram três mortes no desabamento de uma casa na cidade de Petrópolis, a cerca de 70 quilômetros da capital carioca.

Além disso, uma equipe confirmou na manhã de ontem a descoberta de outro corpo sob os escombros, após o resgate com vida de uma menina que estava soterrada por 16 horas.

“Um pai heroicamente protegeu a menina com o corpo e ela foi tirada com vida”, disse Luís Cláudio de Souza, de 63 anos, morador do local. Dezenas de militares e bombeiros com equipes de cães de busca trabalharam sob a chuva em uma montanha de escombros onde ficava a casa.

O governador Cláudio Castro afirmou na noite de sexta-feira (22) que a situação em Petrópolis é “crítica” devido às “chuvas intensas e ao transbordamento do rio Quitandinha”. Imagens divulgadas na mídia local mostraram rios de água e lama descendo pelas encostas de Petrópolis, destino turístico que ainda guarda frescas lembranças de uma tempestade que deixou 241 mortos em fevereiro de 2022.

Cerca de 90 pessoas foram resgatadas desde sexta-feira e escolas públicas foram habilitadas como abrigos, informou um comitê de emergência do governo do Rio em conjunto com os Bombeiros e a Defesa Civil.

Clima severo

Em Petrópolis, as chuvas acumularam 270 milímetros em 24 horas, segundo estimativas oficiais. Esse volume supera a média histórica de 141,5 mm estimada para todo o mês de março.

O número de mortos no Estado aumentou nas últimas horas, após a confirmação da morte de um homem afogado após o caminhão que dirigia cair em um rio, na cidade de Santa Cruz da Serra.

Outra morte foi registrada na cidade de Teresópolis devido ao desabamento de uma casa, informaram as autoridades, que na sexta-feira haviam relatado uma morte causada por um raio em Arraial do Cabo.

O alerta permanece em vigor até hoje (24) domingo no sudeste, após uma onda de calor intenso. O fenômeno é produzido pela chegada de uma frente fria, que antes causava estragos no Estado do Rio Grande do Sul (sul), e após atingir São Paulo e Rio, avançou para o Espírito Santo, explicou o Inmet.

Nas cidades do interior de São Paulo, repetiram-se imagens de carros esmagados por árvores caídas, deslizamentos de terra, desabamentos e cortes de energia. Duas crianças, de 3 e 9 anos, morreram na sexta-feira devido à explosão de um telhado e à queda de um muro, em dois eventos distintos no litoral do estado de São Paulo, segundo a Defesa Civil. (AFP)