Buscar no Cruzeiro

Buscar

Contra o mosquito

Hoje é o ‘Dia D’ mobilização no combate à dengue no Estado

Até o momento, em todo o país foram registrados mais de um milhão de casos prováveis da doença

29 de Fevereiro de 2024 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Campanha busca orientar população e, com isso, eliminar focos do mosquito transmissor
Campanha busca orientar população e, com isso, eliminar focos do mosquito transmissor (Crédito: CEZAR RIBEIRO (ARQUIVO JCS 22/03/2023))

Os dados do Ministério da Saúde mostram que desde o início do ano até agora o Brasil registrou 1.017.278 casos prováveis de dengue e 214 mortes confirmadas pela doença. Outros 687 óbitos estão em investigação. O coeficiente de incidência da dengue no país, neste momento, é de 501 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. As informações são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgados ontem (29), em Brasília, pelo do MS.

Mobilização na região

O Governo do Estado de São Paulo realiza o ‘Dia D’ de combate à doença hoje (1º), enquanto em outros estados, de acordo com o governo federal, a campanha será realizada no sábado (2). No Estado, ação é organizada por meio do Centro de Operações de Emergências para combate à dengue, zika e chikungunya.
Em Sorocaba, a ação contará com bloqueio de criadouros, por meio de visitas a imóveis na Vila Jardini, Júlio de Mesquita Filho, Jardim Colorau, Vila Barcelona, Jardim Flamboyant e Parque São Bento. Também haverá intensificação de fiscalizações no Jardim Marli e Parque Vitória Régia, além de exposição de informações de combate às arboviroses na Praça Cel. Fernando Prestes, no Centro.
Dentre as ações, a administração municipal realizará a nebulização nos bairros Vila Jardini, Vila Hortência, Jardim Colorau, Vila Barcelona e Jardim Leocádia. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, no sábado (2), serão realizadas ações de fiscalização e nebulização, com locais a serem definidos.
Já em Votorantim, os trabalhos do ‘Dia D’ se iniciam a partir das 8h30, com ações de nebulização no Jardim Icatu, para interromper a cadeia de transmissão, além de vistorias em pontos de reciclagem, borracharias e ferros-velhos distribuídos em várias regiões da cidade.
A administração municipal realizará também o trabalho de bloqueio para identificar focos do Aedes Aegypti nas regiões da Vila Pedroso e Palmirinha, com visita em imóveis e em áreas públicas e uma ação educativa na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Médio (Emeief) Professora Célia Pieroni, na Vila Pedroso. No local, os alunos assistirão a uma palestra com vídeos, fotos, exposição do ciclo vivo do Aedes Aegypti e poderão observar de perto as larvas por meio de um microscópio.
Em São Roque, a ação está programada para ocorrer entre 13h e 16h, com pontos de orientação instalados na Praça da República e Largo dos Mendes. O objetivo é orientar a população sobre a prevenção e combate à dengue, além de também colherem denúncias de pontos da cidade que podem conter focos do mosquito. (Da Redação com informações da Agência Brasil)