Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Temporal mata ao menos 8 pessoas no Estado do Rio

Em Nova Iguaçu, mãe e dois bebês foram resgatados por um rapaz

22 de Fevereiro de 2024 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Um rapaz, de dentro de um ônibus, conseguiu resgatar a mãe e as duas crianças; o carro foi levado pelas águas
Um rapaz, de dentro de um ônibus, conseguiu resgatar a mãe e as duas crianças; o carro foi levado pelas águas (Crédito: REPRODUÇÃO)

O temporal que caiu na noite de quarta-feira (21) no Estado do Rio deixou oito mortos. De acordo com a Defesa Civil municipal de Japeri, na Baixada Fluminense, houve duas mortes no município: um menino de dois anos e uma mulher de 24 anos, em desabamentos em locais diferentes.

A prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros, disse numa rede social que a precipitação foi de 168 milímetros (mm) de chuva em seis horas. “Declaramos estado de calamidade pública e vamos atuar hoje nos mais de 17 bairros afetados até que a gente consiga que tudo esteja estável. Presto minha solidariedade às famílias atingidas, principalmente a do menino Calebe, de dois anos, e da Carolina Sodré”, disse a prefeita.

Em Nova Iguaçu, dois homens morreram em decorrência das chuvas nos bairros Ipiranga e Jardim Pernambuco.

Também em Nova Iguaçu, um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra um jovem ajudando a salvar uma mãe e dois bebês, que estavam dentro de um veículo ilhado. Marcos Vinícius Vasconcelos, de 20 anos, estava em um ônibus e conseguiu se esticar até o carro para ajudar a família. O veículo foi arrastado pela enxurrada logo após o resgate ser concluído.

Em Barra do Piraí, no sul do Estado do Rio, um deslizamento de terra atingiu uma edificação residencial de três pavimentos, vitimando uma mulher na rua Paula da Silveira, no Morro do Gama. Os bombeiros conseguiram retirar quatro pessoas com vida dos escombros e, mais tarde, localizaram os corpos de outras três vítimas que foram soterradas.

Bombeiros também atenderam ocorrência no bairro Vila Mariana, em Mendes, onde outro deslizamento foi registrado. Duas pessoas foram resgatadas com vida, mas há pelo menos mais uma vítima reclamada, uma criança de cerca de seis anos.

Em 24 horas, os bombeiros foram acionados para 137 ocorrências relacionadas às chuvas em todo o Estado do Rio.

Interior de São Paulo

As chuvas também provocaram transtornos para os moradores do interior de São Paulo. Em Campos do Jordão, município na Serra da Mantiqueira, onde choveu 99 mm, houve 17 deslizamentos, cinco quedas de árvores e cinco pontos de alagamentos, conforme a Defesa Civil do Estado.

Em Aparecida, as chuvas intensas, acompanhadas de rajadas de vento, provocaram enxurradas, pontos de alagamentos, deslizamento de terra e quedas de árvores na região. Segundo a Defesa Civil do município, houve registro de pontos de alagamentos que atingiram principalmente a região central e os bairros adjacentes, além de queda de árvores em via pública.

No bairro Itaguaçu, uma rocha de grande porte se desprendeu do solo atingindo o quarto onde a moradora do imóvel estava. Ninguém se feriu. Ela foi encaminhada para um abrigo temporário e nova vistoria será realizada no imóvel hoje (23).

Ainda em Aparecida, houve deslizamento de talude que atingiu os fundos de uma residência no bairro Santa Rita. Segundo a Defesa Civil do Estado, uma equipe fez vistoria preliminar e optou por não interditar o local. O município enfrenta transtornos desde terça-feira (20). Em uma das ocorrências, uma mulher de 51 anos morreu após ser arrastada pela enxurrada durante um temporal que atingiu a cidade.

Em São José dos Campos, foram registrados pontos de alagamentos, queda de árvores e desabamento. Conforme a Defesa Civil do município, a estrutura do teto de um posto de combustível despencou na avenida Engenheiro Sebastião Gualberto, no centro. Ninguém se feriu.

Também houve ocorrências envolvendo alagamentos, queda de árvores, deslizamentos e interdição de residências em Guaratinguetá, Santana do Parnaíba, Monteiro Lobato e Várzea Paulista.

Desde o início da Operação São Paulo Sempre Alerta, em dezembro, foram registradas 14 mortes em razão das chuvas. (Agência Brasil e Estadão Conteúdo)