Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Grupo Especial do Rio de Janeiro abre desfile hoje às 22h

Amanhã acontece o segundo dia com mais seis escolas

10 de Fevereiro de 2024 às 22:22
Cruzeiro do Sul [email protected]
Sambódromo carioca é palco de um espetáculo de cores, ritmos e alegria
Sambódromo carioca é palco de um espetáculo de cores, ritmos e alegria (Crédito: RAFAEL CATARCIONE / RIOTUR)

Começa hoje (11) o desfile do Grupo Especial formado pelas melhores escolas de samba do Rio de Janeiro. Trata-se de uma das apresentações mais espetaculares da cultura nacional, que fizeram o Carnaval do Rio tão popular. Coreógrafos e figurinistas de cada uma das escolas de samba preparam as suas performances em um esforço para ganhar o cobiçado título de campeã, que também traz fama e dinheiro.

Antes do início dos desfiles, as escolas de samba se reúnem fora do Sambódromo, na concentração com seus ritmistas, passistas e milhares de participantes. Os componentes com suas elaboradas fantasias treinam uma última vez antes da apresentação para valer. A atmosfera é tensa, muito embora cada escola tenha apenas dez minutos para se aquecer.

Hoje, no primeiro dia do desfile do Grupo Especial se apresentaram no Sambódromo as seguintes escolas: Porto da Pedra (22h); Beija-Flor (23h15); Salgueiro (00h30); Grande Rio (01h45); Unidos da Tijuca (3h); e Imperatriz (04h15).

Amanhã (12), desfilam: Mocidade (22h); Portela (23h15); Vila Isabel (00h30); Mangueira (01h45); Paraíso do Tuiuti (3h); e Viradouro (04h15).

Tudo é organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) Seguindo o seu regulamento, a vencedora do ano anterior do Grupo de Acesso inicia o desfile do Grupo Especial no domingo de Carnaval, e a escola do Grupo Especial com a segunda pontuação mais baixa no ano anterior desfila em primeiro lugar na segunda-feira de Carnaval.

Cada escola de samba deve desfilar por no mínimo 65 minutos, com um limite máximo de 75 minutos. Pontos são deduzidos das escolas que excedem o tempo permitido ou que desfilam por menos de 65 minutos. Há um limite para a quantidade de participantes em cada ala das escolas de samba. A Comissão de Frente deve ter um mínimo de dez e máximo de 15 dançarinos. Pelo menos 100 ritmistas devem representar uma escola, ou meio ponto é deduzido. (Da Redação, com informações do site RioCarnaval.Org)