Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Começa distribuição da vacina da dengue

09 de Fevereiro de 2024 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Crianças de 10 a 11 anos terão prioridade
Crianças de 10 a 11 anos terão prioridade (Crédito: FÁBIO RODRIGUES-POZZEBOM / AGÊNCIA BRASIL)

O Ministério da Saúde recebeu os primeiros lotes da vacina contra a dengue nesta semana e iniciou a distribuição na quinta-feira (8). As primeiras 712 mil doses serão direcionadas ao grupo de crianças de 10 a 11 anos que vivem em 315 municípios (60% dos selecionados para receber o imunizante em 2024).

Goiás e o Distrito Federal já estão em posse de suas doses. A capital federal já iniciou a vacinação ontem (9). Bahia, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo e Maranhão receberão a vacina nos próximos dias.

O objetivo do ministério é vacinar as crianças de 10 a 14 anos de 521 municípios ainda neste ano. De acordo com a nota técnica da pasta sobre o início da vacinação, todas as cidades devem receber doses suficientes para vacinar os pequenos de 10 a 11 anos até a segunda semana de março.

A ampliação das faixas etárias vai depender da efetivação do cronograma de entregas combinado com a empresa Takeda, responsável pela Qdenga, de acordo com Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde. Conforme mostrou o Estadão, a farmacêutica japonesa comunicou que vai priorizar a distribuição de doses para o Sistema Público de Saúde (SUS) por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A estimativa da pasta é vacinar 3,2 milhões de pessoas com as 6,5 milhões de doses contratadas para 2024. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

O anúncio do início da distribuição da vacina ocorre em meio ao que a pasta classificou como uma “antecipação de casos” da dengue no País. (Estadão Conteúdo)