Geral
Mãe e filha morrem afogadas ao tentar segurar carro em enxurrada
Duas mulheres -- mãe e filha, de 70 e 35 anos, respectivamente -- morreram afogadas ao tentar impedir que a enxurrada arrastasse o carro da família, em Limeira, no interior de São Paulo, na tarde de ontem (19). Elas ficaram presas embaixo do veículo.
Segundo a Polícia Militar, o Fiat Palio prateado que pertencia à família de Joana Isidora de Melo estava na rua Pedro Targino da Silva, no bairro Las Palmas. Por volta das 17h30, a enxurrada que tomou conta da rua devido ao temporal que atingia Limeira começou a arrastar o veículo.
Joana e sua filha Josicleide Joana dos Santos estavam no local, viram a situação e decidiram tentar impedir que o carro fosse levado. Foram até o veículo e tentaram segurá-lo, mas acabaram sendo levadas pela força da água e ficaram presas embaixo do Palio, que só parou metros adiante.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado mas, quando chegou ao local, às 17h53, constatou que as mulheres já estavam mortas. O caso ainda será investigado pela Polícia Civil.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta que ninguém deve tentar enfrentar correntezas. Segundo o órgão, apenas 15 centímetros de água já são suficientes para arrastar uma pessoa. Também não é recomendável caminhar por áreas alagadas, porque a água pode esconder perigos como fios energizados, bueiros abertos ou buracos.
Se a pessoa estiver na rua, for surpreendido pela chuva e o nível da água começar a subir, busque abrigo em locais elevados, como pontos de ônibus, escadarias ou edificações seguras. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. (Estadão Conteúdo)