Previsão do tempo
Região Sudeste poderá ter temporais a partir desta quinta (23)
Há possibilidade de a chuva ser forte e com ventania devido ao avanço de uma frente fria
As chuvas que atingiram nos últimos dias o Estado de São Paulo e boa parte Região Sudeste ocorrem em decorrência do avanço da última frente fria, originada no Sul do Brasil, que avançou para o Sudeste. Essa formação causa grande instabilidade, com significativo volume de chuvas, além de deixar as temperaturas mais amenas, após dias consecutivos de calor extremo.
Conforme a especialista em meteorologia da Meteoblue, Franciane Rodrigues, com base também em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (Ipmet), a partir de quinta-feira, dia 23, há risco de chuva com intensidade próxima aos temporais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
“Há possibilidade de (a chuva) ser forte e com ventania, devido ao avanço da frente fria, mantendo esse comportamento atmosférico entre quinta-feira (23) e domingo (26) no Estado de São Paulo. Neste período, pode haver alertas e avisos do Inmet sobre tempestades para o Estado de São Paulo”, afirma Franciane.
No sábado, as rajadas de vento atingiram 87,8 km/h em Ourinhos, no interior paulista. Segundo balanço do Estado no fim da noite de domingo, 19, ao menos 26 municípios paulistas foram atingidos por temporais e fortes ventos, sendo Itapeva um dos mais afetados. Houve quedas de árvores, assim como falta de energia e de água.
Conforme Franciane Rodrigues, o mesmo sistema que percorreu o sul do País avançou para o Sudeste, espalhando chuvas. (Estadão Conteúdo)