Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Empresário Cláudio Bardella morre aos 85 anos

04 de Novembro de 2023 às 22:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

O empresário Claudio Bardella, presidente do conselho de administração da Bardella e um dos fundadores e conselheiro do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), morreu na sexta-feira (3) aos 85 anos. Ele foi um destacado empresário do País e grande formulador de ações e políticas para o desenvolvimento da economia brasileira e da indústria nacional.

Formado em engenharia industrial mecânica na PUC de São Paulo, ele comandou a Bardella, fabricante de equipamentos pesados fundada em 1911 pelo seu avô, o imigrante italiano Antonio Bardella. Também foi presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) e vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

“Bardella é personagem relevante da história econômica brasileira, defensor da democracia e do desenvolvimento sustentável. Parte sem ver a indústria de transformação recuperada”, disse, em nota, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva.

Segundo Dan Ioschpe, que presidiu o Iedi até agosto, Bardella tinha uma visão de uma indústria de base moderna, competitiva. “Ele se posicionou sempre institucionalmente a favor da democracia”.

Bardella fez parte de um movimento que se tornou simbólico dentro da luta pela redemocratização. Junto com os empresários Antônio Ermírio de Morais (Grupo Votorantim), Paulo Villares (Indústrias Villares), Jorge Gerdau (grupo Gerdau), José Mindlin (Metal Leve), Laerte Setúbal Filho (Itausa), Paulo Vellinho (Springer Admiral), Severo Gomes (da Tecelagem Parahyba) escreveram e assinaram, 1978, o Documentos dos Oito, que criticava a ditadura militar e defendia a democracia.

A Bardella tem uma unidade em Sorocaba. O velório do empresário e o sepultamento de Bardella aconteceu ontem (4), no cemitério Memorial Parque Paulista, em Embu das Artes. (Da Redação)