Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Vazão das Cataratas do Iguaçu é a maior em nove anos

31 de Outubro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Volume chegou a 24 milhões de litros por segundo
Volume chegou a 24 milhões de litros por segundo (Crédito: URBIA CATARATAS)

 

As Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, estavam com vazão em 18,1 milhões de litros d’água por segundo ontem (31), conforme atualização a partir do monitoramento feito às 10h. Às 7h, tinha sido registrada uma vazão de 18,6 milhões de litros d’água por segundo.

A vazão média é de 1,5 milhão de litros por segundo e a maior já registrada ocorreu em 2014: 46,3 milhões de litros por segundo.

“A tendência é a vazão, que bateu a casa dos 24 milhões na segunda-feira (30), iniciar uma queda nos próximos dias. Por medida de segurança, apenas a passarela que dá acesso ao mirante da Garganta do Diabo permanece interditada”, afirma a Urbia Cataratas, que faz a gestão da visitação do Parque Nacional do Iguaçu. Os mirantes da Trilha das Cataratas estão liberados.

A equipe técnica da concessionária e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão que administra a unidade de conservação, seguem monitorando e avaliando em tempo real a situação do rio Iguaçu na região. Em razão da cheia, a Itaipu deveria abrir na madrugada de hoje (1º) o vertedouro da usina.

Diversos bairros de Foz do Iguaçu e cidades da fronteira foram atingidas, no final da manhã de segunda-feira por mais um temporal com chuva forte e rajadas de vento. Esse foi o segundo temporal em pouco mais de 48 horas. Por volta das 11h, nuvens pesadas tomaram conta do horizonte, voltando a preocupar os moradores das regiões.

De acordo com o site H2Foz, a estação pluviométrica localizada na Vila Boa Esperança captou 46,4 milímetros. Muitos telhados foram arrancados e árvores derrubadas. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)