Geral
Vazão das Cataratas do Iguaçu é a maior em nove anos
As Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, estavam com vazão em 18,1 milhões de litros d’água por segundo ontem (31), conforme atualização a partir do monitoramento feito às 10h. Às 7h, tinha sido registrada uma vazão de 18,6 milhões de litros d’água por segundo.
A vazão média é de 1,5 milhão de litros por segundo e a maior já registrada ocorreu em 2014: 46,3 milhões de litros por segundo.
“A tendência é a vazão, que bateu a casa dos 24 milhões na segunda-feira (30), iniciar uma queda nos próximos dias. Por medida de segurança, apenas a passarela que dá acesso ao mirante da Garganta do Diabo permanece interditada”, afirma a Urbia Cataratas, que faz a gestão da visitação do Parque Nacional do Iguaçu. Os mirantes da Trilha das Cataratas estão liberados.
A equipe técnica da concessionária e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão que administra a unidade de conservação, seguem monitorando e avaliando em tempo real a situação do rio Iguaçu na região. Em razão da cheia, a Itaipu deveria abrir na madrugada de hoje (1º) o vertedouro da usina.
Diversos bairros de Foz do Iguaçu e cidades da fronteira foram atingidas, no final da manhã de segunda-feira por mais um temporal com chuva forte e rajadas de vento. Esse foi o segundo temporal em pouco mais de 48 horas. Por volta das 11h, nuvens pesadas tomaram conta do horizonte, voltando a preocupar os moradores das regiões.
De acordo com o site H2Foz, a estação pluviométrica localizada na Vila Boa Esperança captou 46,4 milímetros. Muitos telhados foram arrancados e árvores derrubadas. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)