Buscar no Cruzeiro

Buscar

Natureza em ação

Com seca histórica no Amazonas, fábricas de Manaus podem parar

Até agora, a situação foi administrada com rearranjos de produção que vêm evitando a paralisação completa das linhas

14 de Outubro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Baixo nível dos rios impede navegação de transporte de carga
Baixo nível dos rios impede navegação de transporte de carga (Crédito: MICHAEL DANTAS / AFP (13/10/2023))

A seca histórica no Amazonas ameaça parar a partir da semana que vem fábricas do polo industrial de Manaus (AM), onde está concentrada a produção nacional de eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e motocicletas. As condições do transporte de cargas pelo rio Amazonas e seus afluentes pioraram drasticamente nos últimos dias, provocando atrasos na entrega de materiais, assim como um acúmulo de produtos acabados nos estoques das fábricas.

Até agora, a situação foi administrada com rearranjos de produção que vêm evitando a paralisação completa das linhas. Porém, com o estresse logístico aproximando-se do limite, sem a perspectiva de normalização da navegabilidade no curto prazo, algumas empresas convocaram reuniões para discutir a adoção de férias coletivas nos próximos dias.

A informação foi confirmada tanto pela Eletros, a associação que representa fabricantes de eletrodomésticos, quanto pelo sindicato dos metalúrgicos da região.

As maiores embarcações não conseguem mais acessar o porto de Manaus devido à redução do nível de água em trechos críticos. (Estadão Conteúdo)