Buscar no Cruzeiro

Buscar

Brasil

Marinha inicia processo que buscará futura construção de submarino com propulsão nuclear

O corte da primeira chapa, marco significativo do processo construtivo, representa o início da confecção da estrutura que compõe a chamada 'Seção de Qualificação'

08 de Outubro de 2023 às 13:03
Cruzeiro do Sul [email protected]
Marinha inicia processo que buscará uma futura construção do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear
Marinha inicia processo que buscará uma futura construção do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (Crédito: Marinha do Brasil)

A Marinha do Brasil, por meio da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) realizou, no última segunda-feira (4), a Cerimônia do Corte da Primeira Chapa da Seção de Qualificação do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN), no Complexo Naval de Itaguaí (RJ).

Presidida pelo Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, o evento também contou com a presença do Almirante de Esquadra Flávio Augusto Viana Rocha e do Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria.

O corte da primeira chapa, marco significativo do processo construtivo, representa o início da confecção da estrutura que compõe a chamada Seção de Qualificação, etapa responsável por garantir que engenheiros, técnicos e operários possam realizar suas atividades em fase de testes, certificando que todos os processos atendam às especificações e possuam o nível de qualidade necessário para a homologação e autorização para uma futura construção da estrutura final do SCPN.

Durante a cerimônia, o Almirante de Esquadra Petronio, acompanhado do Presidente da Itaguaí Construções Navais (ICN), Renaud Poyet, e do Coordenador- Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, Vice- Almirante Sydney dos Santos Neves, realizou o acionamento do dispositivo de corte, dando início à etapa de qualificação.

O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) faz parte de um amplo programa estratégico do Estado brasileiro. Ele contempla a construção de uma infraestrutura industrial e de apoio à operação e manutenção de submarinos, em Itaguaí (RJ), a construção de quatro submarinos convencionais de propulsão diesel- elétrica, cujo objetivo principal é o projeto e a construção do primeiro Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear brasileiro. Em suas múltiplas etapas, o PROSUB tornou-se um dos maiores programas de capacitação tecnológica e industrial observado pelo setor da indústria de defesa brasileira.

Autoridades militares e civis, lideranças do setor nuclear e representantes do meio acadêmico participaram da cerimônia. (Da Redação, com informações da Marinha do Brasil)

.


Galeria

Confira a galeria de fotos